Paludários para répteis, a preços competitivos!
O paludário é a combinação entre aquário e terrário e combina as vantagens de ambos os equipamentos. O paludário pode definir-se como um aquário palustre e o seu objetivo é criar num único sistema uma área imersa e outra emersa. Este sistema misto permite a coexistência de peixes, anfíbios e determinados répteis num só espaço.
Especificando, o paludário é, na parte inferior, uma área aquática semelhante a um aquário e é, na parte superior, uma área terrestre plantada semelhante a um terrário. O termo “paludário” está relacionado a palavra palustre, que define uma região onde a água se encontra com a terra formando zonas húmidas e pantanosas.
Uma condição importante para o bem-estar do réptil no paludário é o correto nível da água, o qual deve basear-se nas necessidades das espécies animais usadas e por esse fato é aconselhado que o número e a diversidade de animais seja controlada.
O paludário é semelhante a uma paisagem pantanosa, tendo margens densamente plantadas e uma zona aquática. Se o foco estiver na zona aquática o objetivo será simular as margens de lagos ou de rios e não mais do que uma ligeira sugestão de uma área terrestre.
Um paludário é basicamente um terrário com água, o que significa que as condições são semelhantes às de uma floresta tropical. Por isso, a humidade neste pequeno pântano andará próximo dos 70-80%, ou seja, níveis bastante superiores aos de um terrário puro.
Os habitantes típicos de um paludário são anfíbios exóticos ou répteis que se sentem confortáveis tanto na água como em terra. As rãs, os tritões, as pequenas tartarugas e as salamandras são alguns dos exemplos.
Os animais que adoram água em habitats húmidos e quentes vão sentir-se em casa num paludário. Anfíbios, répteis, crustáceos ou peixes, todos se enquadram perfeitamente no aquaterrário desde que a respetiva configuração seja a ideal.
Alguns dos animais mais adequados para um paludário são: dragão-d’água-chinês, tartaruga-de-orelhas-amarelas, caranguejo-eremita terrestre, cobra-garter, salamandra-tigre, rã-touro-americana e axolote.