Produtos e procedimentos para reabilitação dos gatos!
Quando um gato é sujeito a uma cirurgia, esta só pode considerar-se bem-sucedida após a cicatrização e a retirada dos pontos. Para ajudar numa eficaz e rápida recuperação, existem bodys de proteção pós-cirúrgicos, peitorais para ajudar o seu gato a caminhar, colares de proteção para evitar que lambam ou cocem a área afetada e outros produtos essenciais ao bem-estar pós-operatório do seu felino, que requerem a consulta de um médico veterinário.
Depois de chegar a casa após o seu gato ter alta, deve mantê-lo aquecido e confortável, de preferência num quarto silencioso e sem correntes de ar e pondo à sua disposição uma cama limpa. Durante esse período, de modo a evitar tensões excessivas na zona do corte cirúrgico, deve evitar que ele corra, pule ou que realize outras atividades cansativas.
A medicação pós-cirúrgica prescrita pelo médico-veterinário deve ser administrada corretamente de modo que o seu gato não sinta dor nem contraia infeções. Durante este período de recuperação, o seu gato deve comer e beber água, bem como fazer as suas necessidades normalmente.
A dieta do seu gato é um dos principais procedimentos para que recupere depressa e bem, mas a quantidade de alimento deve ser menor do que a que costumava ingerir antes da cirurgia. Deste modo, a digestão e a absorção dos alimentos e dos seus nutrientes em menor quantidade consumirão uma menor parte da energia consumida em condições normais, passando a ser usada em grande parte para acelerar o processo de reabilitação.
Se o seu gato vomitar depois de comer no mesmo dia da cirurgia, peça ao seu médico veterinário para adaptar o plano alimentar para evitar que isso volte a acontecer.
Dependendo do tipo de cirurgia a que o seu gato foi submetido, pode necessitar de alimentação assistida através de um tubo de alimentação e nesse caso o médico veterinário informará como deve proceder.
Se o seu gato tiver de usar um colar de proteção para evitar que lamba ou coce a zona do corte cirúrgico, verifique se isso não lhe cria dificuldades quando estiver a comer e a beber, mas se for o caso, remova-o durante as refeições.