Scalibor é uma coleira antiparasitária externa para cães que contém deltametrina, um potente inseticida e acaricida com propriedades repelentes (anti alimentação). Protege o seu cão contra flebótomos (agente transmissor da leishmaniose) durante 6 meses e também contra carraças e mosquitos (Culex pipens) durante 12 meses. Scalibor liberta gradualmente deltametrina, a substância ativa, e permite a sua disseminação sobre a totalidade do corpo do cão através da camada lipídica cutânea. Numa matriz de PVC, a deltametrina (DTM) liga-se a um agente plastificante, o fosfato de trifenilo. Combinados, formam complexos que são libertados de forma regular e contínua através da fricção com a superfície da coleira e migram pela camada lipídica da cutânea (ver diagrama). Ao contrário das coleiras convencionais, esta tecnologia original patenteada permite que a deltametrina seja aplicada direta e exclusivamente na pele e no pelo do animal. Não existe qualquer libertação através de evaporação, nem perda de substância ativa e, consequentemente, não tem qualquer odor. Para uma proteção ideal, tendo em conta o tempo de difusão pelo animal, a coleira deve ser aplicada uma semana antes de o cão ser introduzido num ambiente infestado. Pode ser aplicado durante a gestação e lactação.
Scalibor está indicado no tratamento das seguintes situações:
- Eliminação das pulgas nos cães e prevenção de novas infestações durante 6 meses.
- Eliminação de carraças e prevenção de novas infestações durante 6 meses.
- Prevenção da picada do flebótomo durante 12 meses.
- Efeito antialimentar em mosquitos adultos durante 12 meses.
- Devido ao efeito repelente da coleira contra flebótomos, pode ser utilizada para prevenção contra a leishmaniose.
Como colocar a coleira:
Contraindicações:
- Não administrar a cachorros com menos de 7 semanas de idade.
- Não administrar a cães com lesões cutâneas significativas.
- Não administrar em caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes.
- Não administrar a gatos.
Advertências especiais:
A coleira exerce o seu efeito máximo após 1 semana. Assim, a coleira deve ser colocada preferencialmente uma semana antes do animal ser exposto ao local infestado. Em casos raros a fixação de carraças pode ocorrer enquanto é usada a coleira. Em condições desfavoráveis pode ocorrer a transmissão de doenças infeciosas através de carraças, flebótomos e mosquitos. O medicamento veterinário proporciona uma atividade repelente (antialimentação) contra carraças, flebótomos e mosquitos, impedindo que o parasita repelido se alimente de sangue e assim o risco de transmissão de doenças é reduzido.
Precauções especiais:
- Em caso de lesões cutâneas remover a coleira até os sintomas ficarem resolvidos.
- Depois de manipular a coleira, lavar as mãos com água fria e sabão.
- Não administrar o medicamento veterinário em caso de alergia à substância ativa.
- Evitar que as crianças, em especial com menos de 2 anos, toquem, brinquem com a coleira ou coloquem-na na boca.
- O contacto ocasional com a água não reduz a eficácia da coleira, mas esta deve ser removida antes do cão nadar e quando se dá banho porque a substância ativa é prejudicial para os peixes e outros organismos aquáticos. Os cães devem ser impedidos de nadar nos primeiros cinco dias de utilização da coleira.
- Para um ótimo controlo das pulgas, o medicamento veterinário deve ser utilizado como parte integrante de um programa de controlo destinado a reduzir a população de parasitas no ambiente do cão. O cesto do cão, cama e zonas de descanso, tais como carpetes e sofás, devem ser tratados com um inseticida adequado e devem se aspirados regularmente.
Composição: Deltametrina 4%. (Coleira pequena contém 0,760mg deltametrina, Coleira grande contém 1,000mg deltametrina).
Tabela medidas:
Tamanho dos cães
|
Comprimento da coleira
|
Pequenos e médios
|
48cm
|
Grandes
|
65cm
|
Condições de armazenamento:
- Conservar em local fresco e seco.
- Manter fora do alcance das crianças.